08.12.08

Museu Municipal de Coruche

Foi no passado dia 6 de Dezembro que a exposição "25 anos de alternativa de António Ribeiro Telles"foi encerrada ao público.

Foi uma exposição de carácter biográfico, que seguiu uma linha cronológica em que, através do uso primordial de fotografias, apresentamos diversos momentos da vida do cavaleiro, contextualizados por pequenos comentários. Mostramos também objectos emblemáticos da carreira de António Ribeiro Telles, destacando-se os troféus e casacas. Fora do percurso cronológico, dispusemos de dois espaços distintos. No primeiro foi exibida uma sequência de imagens de corridas e no outro, réplicas de alguns dos álbuns fotográficos de António Ribeiro Telles. A exposição contou ainda com uma pequena brochura com informação complementar, para distribuição.

Um tributo aos 25 anos de carreira de António Ribeiro Telles, através de uma exposição de carácter biográfico que pretendeu aproximar o público não só do Cavaleiro como do Homem.

A autarquia de Coruche considerou esta Exposição uma homenagem dos coruchenses ao conterrâneo António, por tudo aquilo que o cavaleiro tem feito pela promoção do nome Coruche no mundo.

O presidente da Câmara Municipal de Coruche fala com emotividade de António Ribeiro Telles "pessoalmente tenho a sorte de ter o António como amigo. Está sempre disponível para tudo o que lhe solicitamos. Sempre que é preciso promover Coruche, lá está o António a mostrar que ama a sua terra".

Dionísio Mendes lembra ainda o carácter do cavaleiro "a simplicidade que o caracteriza só o torna ainda maior. É fantástico conviver com uma Figura internacional do toureio e perceber que preserva e privilegia a mesma humildade de sempre". O autarca diz ainda que "o nome António Ribeiros Telles confunde-se com Coruche. A sua brilhante carreira tem projectado o nome da nossa terra. É justo afirmar que o António tem sido um verdadeiro embaixador de Coruche no mundo".

 

Passaram pela exposição aproximadamente 2000 pessoas, pessoalmente, acho que foi bastante bom para mim, e para o Município de Coruche, saliento ainda, o facto de tudo isto ter sido possível devido à motivação quer do Museu Municipal de Coruche, quer do Sr. Presidente da Câmara, Dionísio Mendes, que foram de uma grande amabilidade, espero não os ter defraudado.
Fico ainda bastante contente por saber que a exposição continuará aberta, até Maio, mas desta vez para as escolas, também graças ao nosso Presidente, que permitiu que a grande artista Maria Ribeiro Telles Roquete, programasse os ateliers plásticos com as diversas escolas do concelho.
Assim se fazem os grandes aficionados, continuarei a ajudar em tudo aquilo que me for possível.
Muito obrigado a todos

António Ribeiro Telles

cartaz_25atelles.jpg