07.09.09

" 250... Com debutes e recital"

(...) Metendo o pé ao estribo, nada melhor para comemorar os 250 números da NB do que um recital de toureio a cavalo. Já vai sendo raro, mas ainda acontece.
António Ribeiro Telles deu-nos essa alegria, a nós e a todos aqueles que, na praça de toiros das Caldas da Rainha, entenderam a sinfonia.
Foi no passado 15 de Agosto que o feito teve lugar, numa arena com uma mística especial, com um passado muito taurino, cenário de inúmeras vivências muito intensas e de grande significado ao longo dos seus mais cem anos de vida. Recuei momentaneamente no tempo... na trincheira, lá estava Mestre João a enrolar o seu cigarrinho ao lado de Simãozimho, com Mestre Vitorino Fróis por perto, deliciados com o que estava a acontecer. Toureio a cavalo na sua mais pura essência, em função do toiro, tendo como base a lide, o conhecimento das querenças e dos terrenos, levando-o templadamente à garupa até aos terrenos propícios ao desenrolar das sortes, para de seguida as executar com verdade, com pureza, com frontalidade do inicio ao fim, com domínio, com vibração e emotividade. Toureio a cavalo! Depois, o momento de inspiração, de genialidade, de beleza e emoção que elegemos para a capa desta 250. Há quem não goste, quem não entenda, quem seja indiferente. Nós, aqui na NB, gostamos e, legitimamente, damos eco ao nosso gosto.
È um direito que é nosso! (...)

 

 

 

 

 

 

 

In, Revista Novo Burladero, Edição Nº250, Setembro de 2009, " Burladero do Director " 250... com debutes e recital!", por João Queiroz