28.07.08

Homenagem a Mestre David Ribeiro

Homenagem aso Telles

 

Diz-se, e com razão, que a Herdade da Torrinha é outro mundo no planeta taurino.

Ali o ar é saudável, mais saboroso, de cheiros rico e intensos, na mistura do clirear dos pássaros com o sussurrro das folhas das árvores embaladas pela brisa.

Neste ambiente, vivem as pessoas, os Telles, a família, o trato humano, o relacionamento pessoal, a proximidade dos cavalos, a seriedade das convicções, o modo de ser e de estar na vidae no mundo dos toiros.

Por tudo isto, os cavaleiros da Torrinha são os únicos, distinguem-se em cada lugar e por cada acção.

Acima de todos, o olhar, a mão e a bênção de Mestre David Ribeiro Telles, uma das Figuras incontornáveis do Toureio a Cavalo em Portugal e no Mundo.

Nesta Ilha estiveram inúmeras vezes Mestre David para tourear na velhinha Praça de Toiros de São João. O Mestre vinha com gosto pois, como ele próprio afirma ainda hoje "aqui sentia-se entre amigos e em casa". Aliás, de forma singela, confessa "não se importar nada de viver nesta terra da Terceira".

Mestre David Ribeiro Telles tornou-se profissional do Toureio há 50 anos, exactamente no dia 18 de Maio de 1958, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, tendo como padrinho outro nome grande do panorama português, Alberto Luís Lopes.

É esse facto, a Alternativa, que, aqui e agora, queremos celebrar.

Mestre David Ribeiro Telles não veio à Terceira para receber o calor do aplauso do aficionado povo da Terceira mas seu filho, António Ribeiro Telles, cabeça - de - cartaz desta II Corrida do Emigrante, contar-lhe-á como foi carinhosa a evocação de tal data. Curiosamente, neste ano de 2008, António Ribeiro Telles, o mais fiel seguidor das regras e conceitos toureiros do senhor seu pai, também está em temporada de festa pelos 25 anos de Alternativa, Alternativa que lhe concedeu Mestre David Ribeiro Telles a 21 de Julho de 1983 no Campo Pequeno.

Para António Ribeiro Telles vai também o aplauso entusiasta deste público pelas bodas de prata de profissionalismo como cavaleiro tauromáquico.

Da Dinastia Ribeiro Telles, apenas Mestre David não toureou nesta Praça.

Todos os outros, o João, o António, aqui hoje em nobre presença, o Manuel Telles Bastos e o João Júnior, todos eles, rubricaram nesta arena apontamentos do melhor Toureio a Cavalo.

Não merece contestação esta afirmação e, pelo que tal verdade significa, estamos todos agradecidos.

 

(Texto de Mário Aguiar Rodrigues, titular da cédula CR nº 160 (Press Regional), da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista)