17.08.08

PRAÇA DE TOIROS DE ARRUDA DOS VINHOS

No passado dia 17 de Agosto, realizou-se em Arruda dos vinhos, inserida nas Festas de Nossa Senhora da Conceição, a 2º corrida de toiros, concurso de Ganaderias.
No cartel os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Rui Fernandes, para pegarem a corrida os Amadores de Montemor.
António apresentou-se nas cortesias montando o "Paquirri" envergando casaca azul.

Para a lide do seu 1º toiro, pertencente à ganaderia do Sr. Artur Telles Branco, com o Nº 54, 520kg de peso e 4 anos de idade, o cavaleiro colocou a tradicional "Sorte de Gaiola" seguida de mais 2 ferros compridos no "Opium".
Para a série dos curtos, António sacou o "Santarém" e cravou 5 ferros curtos.
No final, escutou música e deu volta à arena, e foi novamente chamado aos médios.

Para a lide do 2º toiro da noite, pertencente à ganaderia de São Torcato, com o Nº 30 510kg de peso e também 4 anos de idade, o cavaleiro saiu no "Poeta" e cravou 2 ferros compridos.
Para os curtos regressa montando o "Souza Cardoso" para cravar 4 curtos.
Escutou música e deu volta à arena.

No intervalo da corrida o Cavaleiro foi obsequiado com lembranças do Empresário Vasco Durão e da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

 

"António Telles e os Amadores de Montemor salvaram a Feira de Nª Sra. da Salvação"

(...) Se não fosse a primeira actuação de António Ribeiro Telles no dia 17 de Agosto, a Mini-Feira Taurina de Arruda dos Vinhos passava em claro na história da temporada 2008.

Em noite de concurso de ganaderias, a António Ribeiro Telles tocou lidar em primeiro lugar um toiro de Lopes Branco, manso e com tendência para tábuas. E é com os "problemas" que o sério e disciplinado toureio de António ganha maior dimensão. Com o "Opium" as tiras foram modestas, mas em cima do "Santarém" toureou a cavalo com todos os predicados. Esteve exímio a lidar, tirando o toiro da querença com enorme maestria, sempre procurando a ligação e de vez em quando acudindo á voz para incentivar a investida. As preparações do segundo e do quarto curtos foram excepcionais, todavia a provocadora abordagem e cingida reunião do primeiro e terceiro ferros motivaram a que resultassem com maior impacto (...)

 

In, Revista Novo Burladero, Edição Nº239, Setembro 2008 "António Telles e os Amadores de Montemor salvaram a feira de Nª Sra. da Salvação", por Catarina Bexiga